Fique por dentro de todas novidades

Por Aplicativo e Grupo What's App

(47)99196-8553

Radio Pomerode

Ao vivo

Blumenau confirma dois novos óbitos por dengue e registra aumento de casos

Desde o último relatório divulgado na sexta-feira, 17 de maio, foram registrados mais 1.278 casos de dengue na cidade.

20240520155536.jpg Foto: Divulgação

Na manhã de segunda-feira, 20 de maio, a Prefeitura de Blumenau confirmou dois novos óbitos por dengue no município. As vítimas são dois homens com comorbidades: um de 63 anos, que faleceu em 12 de abril, e outro de 73 anos, que faleceu em 12 de maio.

Desde o último relatório divulgado na sexta-feira, 17 de maio, foram registrados mais 1.278 casos de dengue na cidade. O total acumulado desde o início do ano é de 54.259 casos prováveis, dos quais 38.279 estão sob investigação, 15.980 foram confirmados, e 28 resultaram em óbito. Atualmente, 11 pessoas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 estão em enfermaria.

Os casos prováveis de dengue incluem todos os casos notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, exceto os descartados. Isso permite uma análise mais precisa da situação. Em relação aos casos em investigação, a Vigilância Epidemiológica informa que, desde o último boletim, realizou uma força-tarefa que resultou na redução do número de casos pendentes de investigação.

Sinais e sintomas da dengue

A primeira manifestação da dengue é febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, com duração de dois a sete dias. Os sintomas associados incluem dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer.

Vacinação

A vacinação contra a dengue é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar uma unidade de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de vacinação consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas, visando reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

Prevenção contra a proliferação do Aedes aegypti

* Elimine água parada de todos os recipientes.
* Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda.
* Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo.
* Mantenha lixeiras tampadas.
* Deixe os depósitos de água sempre vedados, principalmente as caixas d’água.
* Evite plantas que acumulam água, como bromélias.
* Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana.
* Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina.
* Lave recipientes de água dos animais com escova ou esponja e detergente semanalmente.
* Se necessário manter água em recipientes, use hipoclorito.
* Retire água acumulada em lajes.
* Dê descarga semanalmente em banheiros pouco usados.
* Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário.
* Evite acumular entulho, que pode se tornar foco do mosquito da dengue.

Por Central de Conteúdo - Rádio Pomerode










A responsabilidade de cada comentário é exclusivamente de seus autores, isentando este site de quaisquer ações judiciais. Em um eventual pedido de quebra de sigilo, por parte da Justiça, o site poderá fornecer nomes, e-mail e o IP dos autores dos comentários.