A cidade de Pomerode teve uma participação de destaque no Summit Cidades 2025, realizado entre os dias 24 a 26 de junho, em Florianópolis.
O evento é o maior encontro de inovação e gestão urbana do Brasil e reuniu milhares de gestores públicos, especialistas, empreendedores e representantes da sociedade civil para debater soluções para o desenvolvimento das cidades brasileiras.
No palco “Cidades Inteligentes”, o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Pomerode, Manfredo Zmazek Goede, apresentou a palestra com o tema “O turismo como estratégia de crescimento das cidades”.
Durante sua fala, destacou os diferenciais que fazem de Pomerode a cidade mais alemã do Brasil, como a preservação da cultura local, a arquitetura típica, a gastronomia tradicional e os eventos que impulsionam o turismo e geram impacto socioeconômico para a cidade.
Pomerode também foi certificada no Palco Boas Práticas com o projeto “CRAS na Escola: dialogando com adolescentes”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social. A certificação foi recebida pela Psicóloga e Coordenadora do CRAS, Vanila Maria Paes Tillmann.
O projeto envolveu 209 estudantes de três escolas municipais, promovendo oficinas com temáticas como bullying, preconceito, uso de substâncias, relações familiares e segurança digital. Os encontros foram conduzidos por uma equipe formada por assistente social e psicóloga, com foco no fortalecimento de vínculos e na prevenção de riscos sociais.
Além disso, Pomerode conquistou o Troféu Boas Práticas com o projeto “Grupo Reflexivo Nova Oportunidade”, coordenado pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Pomerode em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.
A premiação foi entregue ao diretor de Assistência Social, Tiago Cardozo. O projeto atende homens autores de violência doméstica encaminhados pelo Judiciário, promovendo grupos reflexivos sobre masculinidade, violência, comunicação e cidadania, com foco na reeducação, prevenção de reincidência e reconstrução de relações saudáveis.
Outro destaque foi a apresentação dos farmacêuticos Lígia Hoepfner, Marcelo Cleyton de Castro e da assistente de Farmácia Luciana Fernandes de Oliveira no Palco Boas Práticas, com o tema “A Assistência Farmacêutica no município de Pomerode – processo de institucionalização”, que abordou a estruturação, os avanços e os desafios na consolidação de um modelo eficaz e humanizado de atenção farmacêutica à população local.
A comitiva de Pomerode que participou do evento foi composta pelo prefeito Rafael Ramthun, pelo vice-prefeito Daniel Buerger, pelo secretário de Governo Mike Moretti, pela secretária de Educação e Formação Empreendedora Neuzi Schotten e pelo diretor de Comunicação Luís Vinicius Souza e Silva.
Fonte: Ascom / PMP