Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Fotos: Foto: Divulgação / PMB

Samu participa de simulado de preparação para desastres naturais

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram, neste sábado, dia 05, de um simulado de preparação para desastres, em Blumenau.

A atividade envolveu a população local e as equipes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) com o objetivo de testar a resposta conjunta em caso de eventos associados a deslizamentos de terra.

O exercício faz parte de um treinamento interinstitucional voltado à preparação de profissionais para atuação em situações de emergência com múltiplas vítimas, comuns em cenários de catástrofes naturais, especialmente durante o período de chuvas intensas.

O objetivo é melhorar o tempo de resposta e a coordenação entre as equipes, avaliar procedimentos de segurança e resgate de vítimas em áreas de difícil acesso, além de identificar pontos que precisam ser aprimorados.

O exercício ocorreu em uma área previamente isolada no bairro Nova Esperança, local que apresenta situações de alto perigo ou risco por ter registros recorrentes de deslizamentos. O treinamento ainda contou com a presença do Corpo de Bombeiros Militar, batalhão de Operações Aéreas(BOA), Polícia Militar, Exército, entre outros órgãos.

Ações como esta são essenciais para reduzir o impacto de catástrofes naturais e salvar vidas.

“Nossos profissionais estão mobilizados para enfrentar qualquer obstáculo. O atendimento chega para ajudar e apoiar as vítimas dos desastres climáticos. O Samu está preparado para proteger e servir a população, em qualquer circunstância”, destaca o Superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca.

Durante o simulado, as equipes atuaram em uma situação fictícia de deslizamento de encosta, com resgate de vítimas sob escombros em edificação parcialmente destruída.

O Samu atuou na estabilização dos pacientes e ofereceu transporte seguro aos hospitais de referência, seguindo os protocolos estabelecidos para grandes desastres.


Santa Catarina é um dos estados brasileiros mais afetados por deslizamentos de terra, especialmente em regiões de encosta e áreas urbanas vulneráveis. Por isso, a preparação técnica e a integração entre os serviços de emergência são considerados pilares fundamentais da política de gestão de riscos e desastres.

O simulado também foi acompanhado por representantes da Defesa Civil de Blumenau que observaram, o desempenho das equipes e reforçaram a importância da prevenção e da atuação coordenada diante dos eventos climáticos extremos que têm se tornado cada vez mais frequentes.

Fonte: Secom / GovSC

Rolar para cima