Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Foto: Divulgação

Órgão ambiental busca identificar causa da formação de espuma no Rio do Testo

No último dia 08 de julho, por volta das 16h, o Serviço de Fiscalização Ambiental do Município foi acionado pela empresa Weiku do Brasil, que relatou a presença de uma grande quantidade de espuma no Rio do Testo, especificamente na queda d’água localizada junto à barragem nos fundos da empresa.

De imediato, a equipe de fiscalização se deslocou até o local para verificar a situação. Foi constatado que a espuma estava se formando nas corredeiras localizadas à jusante da Rua Bertoldo Tiedt.

Em trechos à montante, bem como nas proximidades imediatas da empresa que comunicou o fato, não havia presença de espuma.

Importante destacar que não foi registrada mortandade de peixes nas áreas afetadas, o que indica, até o momento, impacto visual e físico da água.

Com o apoio da Polícia Militar Ambiental, foram realizadas coletas de água em pontos estratégicos do Rio do Testo.

O material será analisado por laboratório especializado, e os resultados deverão ser apresentados à Polícia Militar Ambiental em até 30 dias. O objetivo é identificar a substância que causou a espuma e, se possível, o agente poluidor responsável.

Além das coletas, foram feitas vistorias em empresas situadas entre a Rua Bertoldo Tiedt e a barragem. A operação contou com a atuação integrada de fiscais da Prefeitura de Pomerode, do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Caso o responsável pelo lançamento irregular de substâncias no rio seja identificado, ele poderá ser autuado com base na Lei de Crimes Ambientais, que prevê penalidades severas, incluindo multas que podem chegar a R$ 1.600.000,00.

A Prefeitura de Pomerode reforça seu compromisso com a proteção dos recursos naturais do município e solicita o apoio da população.

Informações que possam auxiliar na identificação do causador do impacto ambiental podem ser repassadas de forma anônima por meio da Ouvidoria do Município, presencialmente na Praça do Cidadão ou pelo telefone (47) 3387-7234.

Com informações: Ascom / PMP

Rolar para cima