Na manhã deste domingo, dia 17, a Polícia Militar de Blumenau foi acionada para uma ocorrência de incêndio, vias de fato e ameaça.
O fato ocorreu por volta das 8h, no bairro Vorstadt, em uma área de Retomada Indígena.
No local, a guarnição conversou com o solicitante, de 21 anos, o qual relatou que seu primo, também de 21 anos, passou a morar em sua residência há algumas semanas.
Na noite anterior, ele havia saído com algumas pessoas e, ao retornar na manhã seguinte, encontrava-se visivelmente embriagado e sob efeito de entorpecentes.
Ainda segundo o relato, neste momento, o autor iniciou uma série de agressões físicas contra o solicitante, inclusive, ateando fogo na residência e ameaçando matá-lo.
A vítima conseguiu conter as chamas, mas logo percebeu que o seu primo passou a depredar sua motocicleta, uma Honda C100 Biz, que ficou completamente danificada.
Neste momento, a cacique local (liderança tradicional) interveio, pedindo para que o autor se retirasse do local. No entanto, ele tentou agredi-la com uma barra de ferro, o que não se concretizou pela intervenção de outros moradores, que desarmaram o agressor.
Diante dos fatos, o autor foi preso e conduzido à Central de Polícia, para os devidos procedimentos legais.
A cacique informou que comunicaria o ocorrido à Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), relatando os acontecimentos na Retomada Indígena.