Mais de 150 jovens, nascidos em 2007, compareceram ao Pavilhão de Eventos, na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, para o Juramento à Bandeira.
O ato cívico, realizado pela Junta de Serviço Militar, teve início às 9h30min, com a presença de diversas autoridades e familiares.
O cerimonial é um momento importante, voltado aos que se alistaram nas Forças Armadas, mas que foram dispensados do Serviço Militar obrigatório.
Na ocasião, eles também receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Conforme Laudir Carlos Buzarello, secretário da Junta Militar de Pomerode, este grande número de jovens representa muito orgulho para o município.
“Eles têm a obrigação de fazer esse juramento, pois isso dá direito ao CDI. E como Pomerode e outras cidades vizinhas são não-tributárias, todos os que se alistarem são dispensados por excesso de contingente. Mas se algum jovem tiver interesse e queira ser voluntário, é só entrar em contato conosco, que podemos fazer o encaminhamento 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.”
Buzarello ressalta, ainda, que o Juramento é uma obrigação com o Brasil, pois sem o documento, o jovem não poderá realizar uma série de ações, como prestar Concurso Público, tirar passaporte, entre outros.
“Além disso, em Pomerode, todas as empresas, independentemente do seu tamanho, exigem a dispensa do serviço militar. Isso mostra a importância do Juramento à Bandeira”, complementa.