Na última quinta-feira, 25 de setembro, o “Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira” chegou ao Vale do Itajaí, para selecionar três artistas – dois da categoria Geral e um da Infantojuvenil – à grande final.
As apresentações ocorreram no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.
E entre os semifinalistas, estava a jovem pomerodense Júlia Rabelo Pereira, artisticamente conhecida como Juh, que interpretou a música “Sangrando”, de Gonzaguinha.
No entanto, apesar da belíssima apresentação, Juh acabou não se classificando para a fase final.
“Inicialmente, eu fiquei meio frustrada por não ter conseguido passar à final, porque é muita preparação. Mas, cada vez que não dá certo, eu vou adquirindo experiência. Se trata de um festival de música brasileira muito grande, uma competição muito grande, que participam muitos artistas excelentes. E estes artistas, às vezes, também não conseguem ir à final”.
Juh lembra das palavras da apresentadora do “Santa Catarina Canta”, Bia Barros.
“Ela disse que não vai ser essa colocação que vai nos definir como artista. Existem alguns méritos que eles levam em consideração na hora da apresentação e, infelizmente, acaba que os jurados não conseguem dar ‘sim’ para todo mundo”, ressalta.
Apesar de não ter se classificado, a jovem de 15 anos diz que o sentimento é de dever cumprido.
“Ano passado, eu não passei para a semifinal. Este ano, já consegui. Então, vou seguindo, um passo de cada vez, me aprimorando, em busca dos meus objetivos. A música é um eterno aprendizado e não será um pequeno percalço que me fará desistir do meu sonho. Agora, desejo boa sorte aos competidores e que possam fazer um bom papel nesta fase decisiva”, finaliza.
Os vencedores da etapa semifinal Vale do Itajaí são: Leo Vieira e Victor Fontana (Geral) e Maitê Martins (Infantojuvenil).
A grande final do “Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira” será realizada no dia 09 de novembro, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com apresentação da Camerata Florianópolis e do cantor Daniel.
Os vencedores, além de receber R$ 20 mil, também participarão de um espetáculo da orquestra na temporada 2025/2026.
O festival é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis.
Confira a performance da cantora pomerodense Juh, na semifinal do “Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira”.