Na maioria das vezes, receber uma notícia sobre um diagnóstico não muito favorável, vai impactar a nossa vida, tanto na parte física, quanto na parte emocional. Por isso, devemos estar sempre preparados e contar com uma boa rede de apoio.
É o que explica a psicóloga da Clínica Integrar Sandra Riffel, pegando o “gancho” do Outubro Rosa, mês em que se trabalha a prevenção, principalmente, do Câncer de Mama e de Colo do Útero.
“Tão importante quanto recebermos uma notícia de um profissional que vai nos dar um diagnóstico certeiro, é o pós-diagnóstico, porque sempre a gente sai impactado com uma notícia de uma doença grave. E como sabemos, outubro é o mês de destaque da prevenção ao câncer. Claro, a prevenção tem que ser o ano todo, mas ter alguém para te apoiar é importante, durante todo o tratamento. Muitas vezes as pessoas recebem as notícias de doenças graves e têm muita dificuldade em lidar com isso”.

Por isso a importância da prevenção, que faz com que a doença seja mais facilmente curada.
“Nós temos que em torno de 90% dos casos de câncer são curáveis quando diagnosticados bem cedo. E especificamente o Câncer de Mama, tem um índice de cura de 95%. Quando você tem uma rede de apoio, você se sente um pouco mais fortalecido, sendo esta rede dentro do convívio familiar ou, até mesmo, um profissional capacitado para dar as orientações necessárias para esse período”.
Se você se identificou com o assunto, faça um agendamento de consultas, através do Fone / Whats 47 3380-8805.
A Clínica Integrar atende na Rua Fritz Wachholz, 84 – centro de Pomerode.
Para mais informações, acesse o Instagram @clinicaintegrar_pomerode.
Quer saber mais?
Confira acima a matéria completa com a psicóloga Sandra Riffel, da Clínica Integrar.





