Santa Catarina conheceu nesta terça-feira, dia 18, os municípios campeões em práticas de gestão pública para melhorar os serviços prestados aos cidadãos na edição 2025 do Prêmio Band Cidades Excelentes.
A cerimônia da etapa estadual ocorreu no Square SC, em Florianópolis, e reuniu representantes de governos municipais e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Realizado todos os anos pelo Grupo Barriga Verde, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila, o Prêmio reconhece os municípios que melhor adaptaram suas práticas com base em 72 indicadores observados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).
Além de ganhadores em seis perspectivas diferentes de governança, a premiação condecora os três municípios ganhadores do prêmio principal “Cidade Excelente”.
Pomerode foi destaque entre as cidades com 30 a 100 mil habitantes. Além de levar o prêmio máximo no pilar “Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública”, a cidade foi eleita a melhor nesta faixa populacional.
O prefeito Rafael Ramthun destacou a importância desta premiação.
“Quero compartilhar o meu sentimento de alegria. Muita felicidade. Sou um cara felizardo, ser prefeito de uma cidade maravilhosa como o Pomerode, de grandes desafios. Mas a gente tem sim, ao longo desse primeiro ano, feito um mandato com o pulso firme. A cidade tem prosperado, se desenvolvido e esse prêmio aqui hoje só vem, realmente, mostrar aquilo que nós fazemos todos os dias. O nosso empenho, o nosso trabalho. Gostaria de compartilhar esses prêmios de hoje também com toda a nossa equipe de servidores, com toda a comunidade, com todos os empresários. A gente tem um projeto ao entorno de uma cidade”, ressaltou.
A premiação se baseia na avaliação do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza dados disponíveis no portal transparência de cada prefeitura e revela a realidade de cada local.
A ferramenta utiliza Inteligência Artificial para pontuar as cidades com base em 72 indicadores, em seis pilares – Governança, eficiência Fiscal e transparência; Educação; Saúde e bem-estar; Infraestrutura e mobilidade urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Nesta edição, os municípios que enviaram projetos qualitativos, agregaram pontos na avaliação final.
Em dezembro, será realizada a Etapa Nacional, onde 19 municípios irão representar Santa Catarina em Brasília.
Fonte: TVBV Online







