No último dia 25 de junho, teve fim a 1ª fase, do projeto Fala Pomerode, cujo objetivo principal foi ouvir sugestões, reclamações e solicitações da população sobre os serviços municipais, promovendo um canal direto de diálogo.
A programação contou com 15 encontros presenciais, entre os meses de março e junho, em todos os bairros do município.
Durante os encontros, a equipe responsável registrou as demandas dos cidadãos e, posteriormente, fez um levantamento dos principais pontos mencionados, com a intenção de promover melhorias para os bairros e para a cidade.
Para Sabrina Furlani, secretária de Transparência, Controle e Integridade Pública, outro objetivo também foi amplamente atingido: apresentar à população o que é a Ouvidoria da Prefeitura, por meio desta “descentralização”.
“Foi um projeto que teve a participação ativa de todas as secretarias, afinal, as demandas englobam todas elas. E até mesmo na presença física dos secretários, que também estiveram nos locais e ouviram a população”.
Segundo Mara Jansen, ouvidora do Município, foram 438 atendimentos mediante o formulário apresentado às pessoas, fora aqueles que não quiseram responder, apenas conversar com a administração.
“Destas 438, a demanda mais pedida foi dentro da pasta de Obras, principalmente, na questão de manutenção de vias públicas, como patrolamento, roçada e limpeza. Outros destaques ficam por conta de pedidos para o aumento da fiscalização no trânsito, diminuição da burocracia nos processos administrativos, melhoria da iluminação pública e maximização do horário de atendimento nos Postos de Saúde”, destaca.
Ainda conforme a secretária, todas as demandas levantadas foram compartilhadas com os secretários e farão parte do planejamento estratégico da Administração, em curto, médio e longo prazo, exceto aquilo que já pôde ser feito.
“Posso dizer que o Fala Pomerode foi um sucesso. Estas conversas com a população pomerodense nos deram um bom diagnóstico daquilo que podemos fazer, nestes próximos meses. Tanto que, para o segundo semestre, o programa terá continuidade, mas de forma virtual. No entanto, em 2026, retomaremos o formato presencial, onde a população poderá ser ouvida mais uma vez”, finaliza Sabrina.
A Ouvidoria da Prefeitura de Pomerode está disponível para atendimento através dos seguintes canais:
Presencial: Rua 15 de Novembro, nº 525 – Centro, Pomerode, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Telefone: (47) 3387-7234
WhatsApp: (47) 99213-5453
Site: bit.ly/ouvidoria-pomerode
Confira, acima, a entrevista na íntegra, com a secretária de Transparência, Controle e Integridade Pública, Sabrina Furlani; e com a ouvidora do Município, Mara Jansen.