Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Foto: Divulgação - Canil Papapena

Canil representa Pomerode em Exposições Internacionais e Conquista Vaga na Maior Competição Canina do Mundo

Criado nos anos 90 pelo Vilson Sandrini Filho – o Vilsinho Sandrini – o Canil Papapena está localizado em Pomerode e trabalha com melhoramento genético de cães de trabalho da raça Setter Gordon representando Pomerode em exposições nacionais e internacionais com resultados bastante expressivos e marcantes tanto para o Canil Papapena quanto para a representação dos criadores brasileiros fora do Brasil.

A meta do Canil Papapena para 2024 “era conquistar o titulo de Campeão Brasileiro e, depois, conquistar mais pontos, títulos, exposições e preencher requisitos como o de ganhar pontuação máxima com 2 juízes de outros Continente diferentes e assim receber o título de Grande Campeão Brasileiro” explica Vilsinho Sandrini.

Mas ele comemora o fato de que o “trabalho diário, de segunda a segunda, rendeu bons resultados. Sabemos do potencial e da qualidade dos nossos animais, mas a quantidade de títulos além dos dois que estavam no nosso foco principal também nos surpreendeu” diz.

Assim, até o mês de novembro de 2024 Pomerode é representado internacionalmente pelo cachorro da raça Setter Gordon de nome Beaconfield Bellagio Captivation, ou simplesmente GRILO como foi carinhosamente apelidado, com os seguintes títulos:

Campeão Americano (USA); Campeón e Gran Campeón Paraguayo; Campeón e Gran Campeón Boliviano; Campeón e Gran Campeón Uruguayo; Campeón Argentino; Campeão e Grande Campeão Brasileiro; Campeón e Gran Campeó Del Oriente; Campeón Sudamericano; Campeón e Gran Campeón Panamericano; Campeão Latino Americano e Campeão Internacional.

Além da importância destes títulos, Vilsinho considera muito importante a conquista ocorrida neste primeiro final de semana de novembro e que também foi a primeira vez que o Canil Papapena alcançou esta façanha: classificar um cachorro seu para a CRUFTS, que é a maior exposição do mundo e que ocorre anualmente na Inglaterra. “Existe uma fase classificatória bastante rigorosa e ela sempre acontece longe de casa. A despesa é alta e a concorrência é grande. Para conseguir a classificação não basta ganhar a exposição. É preciso que os juízes digam que o seu cachorro esta apto a participar deste evento que ocorre na Inglaterra no mês de março. Esse ano essa fase aconteceu em Fortaleza com juizes Mexicano; Sérvio; Hondurenho e Taiwanes.”

Vilsinho diz que para ter animais participando nestes circuitos de forma competitiva, “é necessário que cada raça seja respeitada no seu instinto. Os cães de trabalho precisam desenvolver atividades que relembrem esses trabalhos. Não podemos tirar essas características e colocar roupinhas, por exemplo” brinca ele. Depois, continua ele, “é necessário lembrar que a consulta aos veterinários não ocorre apenas no caso de doenças. Ela é preventiva e os veterinários nas suas várias especialidades são grandes amigos dos cães de exposição. Também é muito importante e com o mesmo peso dos pontos anteriores, a alimentação, que deve ser da melhor qualidade e em quantidade compatível com a necessidade diária do animal.” e finalmente lembrar que cão de raça pura é aquele que possui pedegree. Sem pedegree não falamos em raça pura. Podemos até falar em cachorro parecido com um de raça pura, mas não é.

Vilsinho Sandrini, que também é Presidente do Kennel Clube de Itajaí aproveita para propor uma reflexão sobre a adoção e a compra. “Caso o animal que se pretende ter não vai ser destinado a uma função específica e que demande especialidade, a adoção é a melhor maneira de se ter um amor de quatro patas (gato ou cachorro por exemplo). Já tive muitos gatos resgatados. Hoje meu tempo não permite mais, porém continuo auxiliado pontualmente algumas ações com cães idosos. Caso haja a necessidade de se ter um animal para função especifica (no caso de cachorro), consulte um criador cadastrado junto a CBKC que é o órgão que regula criadores, evitando ao máximo aqueles que exploram matrizes com ninhadas e mais ninhadas apenas com interesse comercial”, diz.

Hoje o Canil Papapena possui animais em exposição no Brasil e Estados Unidos e para conhece-los, além de ser possível encontrar eles caminhando pelas ruas quando estão em Pomerode, basta agendamento prévio através do instagram @papapena_canil. 

Por ASCOM – Canil Papapena

 

Rolar para cima