Uma chef internacional que há décadas promove a fusão das gastronomias brasileira e alemã em Berlim vai coordenar o cardápio do Festival Gastronômico de Pomerode 2025. Sabine Hueck está atuando como consultora desta 19ª edição, agendada para 10 a 27 de julho. Os restaurantes da cidade catarinense levarão ao evento 12 pratos inéditos, criados sob a orientação da chef, abordando o tema: “Entre Dois Mundos”, um encontro da tradição local com a modernidade de uma das capitais mais vibrantes da Europa.
Filha de um alemão e de uma austro-alemã, Sabine Hueck nasceu em São Paulo e vive em Berlim há quase 40 anos. Lá mantém o Atelier Culinário, espaço onde promove jantares multiculturais, vernissages e encontros em que comida, arte e cultura são protagonistas. Professora e consultora, ela já publicou cinco livros gastronômicos e apresenta o programa “Con sabor y saber”, voltado ao público hispânico da emissora internacional Deutsche Welle.
Sabine Hueck conhece Pomerode desde a infância porque os pais costumavam passar férias no Sul do Brasil. Desde abril, ela está acompanhando os restaurantes da cidade no desenvolvimento de pratos que integrem a gastronomia dos imigrantes a elementos da Berlim contemporânea.
— O que mais me atraiu foi a existência de receitas muito tradicionais alemãs inseridas em um território repleto de ingredientes de qualidade, que unem tradição e regionalismo. Sem nenhum exagero, saboreei em Pomerode os melhores queijos, o melhor chocolate e alguns dos melhores doces que já provei no Brasil. O desafio é conjugar a riqueza desses ingredientes, a longa tradição culinária e o profissionalismo dos chefs de Pomerode com um toque da cozinha alemã atual — explica a chef.
A Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora do Festival Gastronômico, espera que o trabalho da chef deixe marcas para além desta edição.
— Todos os eventos que fazemos têm como norte qualificar o destino turístico. A expectativa é que essa consultoria deixe um legado para os nossos restaurantes, qualificando ainda mais a gastronomia de Pomerode — avalia o presidente da entidade, Ivan Rudolfo Koch.
Festival Gastronômico de Pomerode
Com tema definido e cardápio em elaboração, a organização do 19º Festival Gastronômico de Pomerode entra na reta final. Serão mais de 100 opções de entradas, prato principais e sobremesas, além de vinhos, cervejas, licores, drinks e o tradicional Glühwein, o quentão alemão. Tudo num mesmo espaço, o Pavilhão Municipal.
O evento também contará com aulas show, apresentações musicais, culturais e a ambientação única no Brasil. Os visitantes são recebidos em um ambiente aconchegante, atendidos por garçons e servidos em louças de porcelana, talheres de metal e taças de cristal, evitando o uso de materiais descartáveis.
Visite Pomerode
Poucas cidades brasileiras reúnem tantos atrativos em um território tão compacto — e único! — quanto Pomerode. A atmosfera tranquila e segura, a cultura herdada dos imigrantes alemães, os parques temáticos e lojas de fábrica, os restaurantes e confeitarias e a riqueza natural do Vale do Itajaí são alguns dos motivos que levam cerca de um milhão de turistas ao destino todos os anos.
Além do Festival Gastronômico, a cidade promove a Osterfest, a Maior Festa de Páscoa do Brasil, a Festa Pomerana (janeiro) e recebe eventos esportivos de grande porte, como a Maratona Internacional (outubro) e o UCI Gran Fondo de ciclismo (novembro).
Para saber mais sobre Pomerode, acesse visitepomerode.com.br e siga @visitepomerode nas redes sociais.
No início desta matéria em áudio, Rejane Goede, executiva da Associação Visite Pomerode (Avip) fala sobre o tema desta edição
Fonte: ASCOM Associação Visite Pomerode (AVIP)