A Clínica Integrar traz um assunto que vale tanto para crianças, quanto para adolescentes e idosos: “De onde vêm nossas ideias?”.
A psicóloga Thamires Negishi Toledo explica que este tema abrange todas as idades e que compreendê-lo melhor, pode melhorar nossa relação com as outras pessoas.
“Tudo aquilo que a gente pensa, parte dos nossos sentidos: audição, visão, paladar, toque… Tudo aquilo que acessa o nosso corpo de alguma maneira, vai nos ajudar a perceber e a entender o mundo. E com as crianças, isso obviamente é ainda mais intenso, por conta dos exemplos, ambientes e vivências proporcionamos a elas”.
A profissional enaltece que, para nós o mundo é muito grande, mas para uma criança, muitas vezes, o mundo é a sala da sua casa dela ou mesmo o seu quarto.
“São lugares onde ela passa mais tempo, onde ela vê as pessoas se relacionando, com ela mesmo e com as outras pessoas da família. E tudo isso se junta com as músicas que escuta, com os cheiros que sente, com os desenhos que assiste. Tudo vai se misturar. Até seis, sete anos de idade mais ou menos, nosso cérebro não consegue distinguir o que é realidade do que é fantasia. Então, tudo aquilo que uma criança vê, realmente acredita que é possível que alguém faça. É muito difícil para uma criança entender que aquilo é faz de conta”.
No entanto, é importante, de maneira gradual, entrar na fantasia deles e mostrar que os limites também fazem sentido dentro daquilo que enxergamos como maravilhoso, interessante e fabuloso.
“A ideia não é tirar o brilho da infância da criança, mas permear junto a esse brilho as consequências e os cuidados que a gente precisa ter com cada escolha que a gente faz. É sempre buscar o ramo de interesse da criança, a área de interesse dela e dentro daquilo colocar os valores que você quer que ele tenha”, frisa a psicóloga.
Se você se identificou com o assunto, faça um agendamento de consultas, através do Fone / Whats 47 3380-8805.
A Clínica Integrar atende na Rua Fritz Wachholz, 84 – centro de Pomerode.
Para mais informações, acesse o Instagram @clinicaintegrar_pomerode.
Quer saber mais?
Confira acima a matéria completa com a psicóloga Thamires Negishi, da Clínica Integrar.