Na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, uma festiva solenidade marcou a inauguração do Complexo Viário do Badenfurt, em Blumenau.
O cerimonial, que aconteceu no alto do viaduto que integra a obra, contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho; da deputada federal, Ana Paula Lima; do secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini; da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar; entre outras autoridades, convidados, população e imprensa.
Para o ministro Renan Filho, este é conjunto viário fundamental para aos portos Itajaí e Navegantes, mas, principalmente, às pessoas que moram na região, além de ser uma importante ligação ao Oeste Catarinense.
“Já chegamos a 70% do lote 3, após finalizarmos os lotes 1 e 2, e estamos quase com 60% de finalização do lote 4. Posso garantir que no ano que vem, iremos terminar toda esta duplicação, de Navegantes a Indaial. As obras vinham se arrastando há anos, por isso, hoje é um dia de muita alegria, em que podemos fazer essa entrega. E já estamos trabalhando no projeto de duplicação da BR-470 entre Indaial e Campos Novos, uma obra tão importante para a mobilidade de Santa Catarina”.
Para o secretário Carlos Chiodini, esta é uma obra há muito tempo sonhada.
“Só quem vive aqui sabe das filas intermináveis e o risco de se atravessar a BR-470, sempre com grande movimento. Por isso, vale a pena prestigiar este ato, como representante do Governo de Santa Catarina e vamos continuar cobrando a entrega de mais melhorias por parte do Governo Federal”.
Conforme a vice-prefeita Maria Regia Soar, o Complexo do Badenfut traz um ganho, não só para Blumenau, como também, para as cidades vizinhas.
“Este complexo vai dar maior segurança e garantir o desenvolvimento da cidade de Blumenau e da região, assim como Pomerode, com a qual temos uma ligação importante. Tenho certeza que, hoje, Santa Catarina ganha um grande presente, afinal, as cidades vêm crescendo muito e o término do Complexo do Badenfurt vai impactar, positivamente, no desenvolvimento da cidade”.
Com investimento de, aproximadamente, R$ 44 milhões, a nova estrutura deve beneficiar cerca de 30 mil motoristas que trafegam diariamente pelo trecho, considerado um dos mais críticos da rodovia.
Localizado no km 57, o complexo interliga os municípios de Blumenau, Pomerode e outras cidades do Vale do Itajaí, região estratégica para o escoamento da produção catarinense.
A estrutura integra as obras de duplicação da BR-470/SC e tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária.
O conjunto viário é composto por um viaduto duplo com extensão total de 570m, sendo 170 de vão central e 400m de rampas de acesso; quatro pontes sobre o Rio do Testo, cada uma com 90m de extensão – duas na pista principal e duas nas marginais -, além de dois quilômetros de pistas duplicadas e 1.250 metros de vias marginais em cada lado da rodovia.
Também foram implantados calçadas e acessos, proporcionando maior ordenamento e fluidez do trânsito local.