Nesta terça-feira, 28 de outubro, a educação de Pomerode terá um momento histórico.
Isso porque 21 unidades escolares promoverão Assembleias de Apresentação do Plano de Gestão dos Candidatos à Função Gratificada de Diretor Escolar.
A primeira chamada acontece às 18h30min, com a presença da maioria simples dos associados da Associação de Pais e Professores (APP). Já a segunda chamada será às 19h, com qualquer número de associados.
O processo teve início em 08 de setembro, com a publicação do Edital SEFE nº 22/2025.
O edital cumpre determinações previstas na Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (Meta 19); Lei Complementar nº 305/2017 – Plano Municipal de Educação (Meta 19); Lei Complementar nº 566/2024 – novo Sistema Municipal de Educação; e Decreto nº 4.539/2025 – processo de qualificação por mérito, desempenho e consulta pública à comunidade escolar.
Nestas Assembleias, os candidatos inscritos apresentarão seus Planos de Gestão para a comunidade. Logo após, esse Plano de Gestão poderá ser aprovado ou não, pelos que estão aptos a votar.
A documentação da Assembleia deverá ser entregue à Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, no dia 03 de novembro.
Nos dias 06 e 07 poderão ser apresentados recursos ou contestações. E no dia 11, publicado o resultado final das Assembleias
Os candidatos aprovados serão nomeados em 02 de janeiro de 2026, para um mandato de quatro anos.
Confira acima a entrevista com a secretária de Educação e Formação Empreendedora, Neuzi Schotten, que dá mais detalhes sobre o assunto.





