A Defesa Civil de Pomerode está intensificando as ações mitigadoras e preventivas para reduzir os impactos de desastres naturais no município.
Entre as medidas em andamento, destacam-se as obras de enrocamento em trechos importantes de rios do município, com o objetivo principal de evitar alagamentos em períodos de chuvas intensas.
Nesta primeira etapa, dois pontos receberam atenção especial: o rio que margeia a lateral do Clube de Caça e Tiro Pomerode (2º de Maio), em Pomerode Fundos, e o trecho da Rua Vale do Selke Grande, localizada no bairro Vale do Selke Grande.
A ausência de enrocamento pode acarretar na ocorrência ou continuidade do processo de erosão da margem do rio, colocando risco em vias públicas e edificações. O enrocamento precisa ser implantado na técnica correta para não obstruir o curso do rio e afetar o fluxo das águas.
As obras de enrocamento visam proteger as margens dos rios da erosão, sobretudo em épocas de chuvas intensas, quando as águas dos rios apresentam maior volume e energia, intensificando sua ação erosiva.
Trata-se de uma ação essencial no enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas e um investimento em segurança e qualidade de vida.
O enrocamento é o tipo de obra de contenção ambientalmente possível, em áreas de Área de Preservação Permanente (APP) para evitar que ocorra erosão que coloque em risco áreas ocupadas e edificadas.
O trabalho da Defesa Civil faz parte de um planejamento contínuo de prevenção e mitigação de riscos, e novas etapas do pacote de ações já estão sendo planejadas para outros pontos da cidade.
Segundo a coordenadora de Defesa Civil, Germaine Aline Bernhardt, o investimento em obras estruturais como essa é mais eficaz e menos oneroso a longo prazo do que ações emergenciais após eventos climáticos extremos.
Fonte: Ascom / Prefeitura de Pomerode