Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Foto: newsweek.com

Donald Trump é eleito presidente dos EUA e promete “era de ouro” ao país

Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos após conquistar a maioria dos votos no Colégio Eleitoral, ultrapassando os 270 delegados necessários para a vitória. 

A confirmação veio nas primeiras horas desta quarta-feira (06/11), quando a apuração nos Estados de Wisconsin e Alasca consolidou 276 delegados para Trump, enquanto sua oponente, a democrata Kamala Harris, somava 194 delegados.

Ao lado do vice-presidente eleito JD Vance, Trump subiu ao palco para um discurso de vitória em que prometeu inaugurar uma “era de ouro” para os Estados Unidos, com foco em medidas de recuperação econômica, fortalecimento das fronteiras e apoio às forças de segurança. “A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes”, afirmou. “Vamos consertar nossas fronteiras e restaurar nosso país para sua melhor versão”, disse, sendo ovacionado pela multidão.

Campanha de retorno e apoio de Musk

A campanha de Trump foi marcada por uma forte presença de aliados e apoio de figuras influentes, entre elas o bilionário Elon Musk. Durante o período eleitoral, Musk chegou a sortear US$ 1 milhão por dia para eleitores da Pensilvânia, buscando engajamento no estado considerado essencial para a vitória republicana. Trump agradeceu Musk, referindo-se a ele como uma “nova estrela” do Partido Republicano.

Mandato e planos para a Casa Branca

No discurso, o presidente eleito também fez um aceno ao Congresso, onde o Partido Republicano conquistou maioria no Senado e possivelmente na Câmara dos Deputados. “Temos um Congresso que compartilha nossas metas e isso permitirá que avancemos nossas promessas de campanha”, declarou. Trump sinalizou que pretende atuar com o lema “Promessas feitas, promessas cumpridas”.

Referências pessoais e superação

Em sua fala, Trump mencionou brevemente o incidente de julho, quando sofreu uma tentativa de assassinato durante um comício. “Minha vida foi salva por uma razão”, disse, sugerindo que continuará a “lutar por cada cidadão americano”. Agradeceu ainda a sua esposa Melania, a quem se referiu como uma “primeira-dama dedicada”, além dos filhos e familiares.

Ao concluir o discurso, Trump reafirmou que seu governo estará empenhado em realizar “cada grama de espírito e luta” pelo país e que o retorno à presidência marca o “maior retorno político de todos os tempos”, segundo JD Vance, seu vice-presidente eleito.

Rolar para cima