Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Fotos: Divulgação

Fritz Müller ganhará biografia escrita por jornalista; pré-venda já começou

O naturalista Fritz Müller finalmente terá uma biografia acessível ao público leigo em ciências naturais. Em outubro, o selo Kant Editorial lançará Fritz Müller: o gênio desconhecido que pôs o Brasil no centro da revolução científica de Charles Darwin, do jornalista Evandro de Assis.

O livro apresentará documentos inéditos e fatos novos sobre a vida do homem, para além do cientista. A pré-venda já começou e inclui recompensas aos apoiadores.

Fritz Müller foi um cientista alemão naturalizado brasileiro que, a partir de Santa Catarina, ajudou Charles Darwin a comprovar a Teoria da Seleção Natural das Espécies.

Considerado um dos mais originais naturalistas do século XIX pela revista Nature, viveu 45 anos em Blumenau e Florianópolis.

Apesar de celebrado mundo afora, Fritz continua pouco conhecido no Brasil, cenário que a biografia de Evandro de Assis procura alterar.

O livro apresenta o cientista ao público leigo, de modo instigante e objetivo, e avança em outros aspectos da vida do personagem: estudante contestador, colono desbravador, professor, político de pouca habilidade, pai, marido, avô e até prisioneiro de guerra.

“A vida de Fritz Müller tem dramas e aventuras dignas de um romance. Ele enfrentou crises econômicas, revoluções, o sofrimento da imigração, o desafio de criar uma família numerosa com poucos recursos, perseguições políticas, guerra civil… Tudo isso enquanto fazia ciência de classe mundial. É muita vida para apenas 75 anos”,  destaca o autor.

O livro traz novas interpretações sobre o pensamento político de Fritz Müller e sobre como seu ateísmo afetou relações na Europa e no Brasil.

Também oferece documentos inéditos, como o registro de nascimento do naturalista, opiniões dele sobre a vida em Santa Catarina e novas informações que ajudam a esclarecer um dos fatos mais trágicos de sua história: a morte da filha preferida, Rosa, em Berlim.

Evandro de Assis trabalhou na pesquisa durante sete anos, sempre nas horas vagas da carreira como jornalista. O resultado final combina profundidade com linguagem envolvente e acessível, tendo em vista o objetivo da Kant Editorial de levar a obra a escolas e bibliotecas Brasil afora.

Pré-venda online

A primeira edição da biografia de Fritz Müller será lançada em outubro, mas já é possível garantir o seu na pré-venda pela plataforma online Catarse (http://bit.ly/4oJeC6x).

Pessoas físicas e jurídicas podem adquirir exemplares de forma antecipada, nas versões impressa e digital, ou apenas colaborar com o esforço de publicação da obra.

Há diferentes modalidades de apoio, partindo de R$ 40,00, e que incluem a menção do apoiador no texto da obra.


O livro será impresso no formato 13,5 x 20,5 cm, capa flexível, miolo preto e branco e 290 páginas de texto leve e informativo, com diversas fotos que ajudam a remontar a trajetória do naturalista alemão.

O projeto gráfico foi feito pela designer Aline Fialho, com diagramação de Fabrício Álex Bittencourt. A revisão ficou sob responsabilidade de Pâmella Oliveira Lopes Back.

Evandro de Assis

Evandro de Assis é jornalista há 25 anos em Santa Catarina e mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Integrante da equipe do Jornal de Santa Catarina vencedora do Prêmio Esso em 2009, foi finalista outras duas vezes como editor de Primeira Página. Recebeu o Prêmio Fapesc de Jornalismo 2022 pela série de reportagens sobre o bicentenário de Fritz Müller, publicada pela NSC.

Fritz Müller é o primeiro livro biográfico que publica.

Kant Editorial

A Kant Editorial é um selo do Grupo Salto Grande especializado em livros literários, didáticos e paradidáticos.

Além da biografia de Fritz Müller, está lançando Educação Digital: Por Dentro da Matrix, dirigido aos estudantes do Ensino Médio, e Cruz e Sousa – O poeta negro que venceu o preconceito e se tornou um dos maiores simbolistas do mundo, de Godofredo de Oliveira Neto, escritor blumenauense membro da Academia Brasileira de Letras.

Rolar para cima