Na manhã desta terça-feira, 09 de setembro, o Hospital e Maternidade Rio do Testo (HMRT) fez a apresentação do seu Plano Diretor, que visa ampliação das suas estruturas e serviços, a curto e médio prazo.
Segundo a diretora executiva do HMRT, Daiane Aline Uller, este plano é um marco na história do hospital e traz uma nova realidade, tanto na parte física, quanto na parte de atendimento.
“É um trabalho que equilibra a questão das necessidades imediatas do HMRT, mas traz a visão futura da instituição, com a implantação e adequação estrutural e a implantação de novos serviços”, ressalta.
Ainda de acordo com Daiane, a curto prazo, já haverá algumas mudanças.
“Exemplo é a Central de Material de Esterilização, onde já temos o recurso para iniciar este projeto, ainda em 2025. Estamos trabalhando também na busca de recursos para o nosso Centro de Imagem, com a implantação de alguns serviços bem importantes para a comunidade, como a própria Tomografia, que vai aumentar a qualidade assistencial aos pacientes. Isso sem falar das obras do estacionamento, que irá organizar o fluxo no entorno do hospital, trazendo mais segurança para todos que utilizarem o hospital”.
E para o futuro, a ampliação de outros setores fará com que o HMRT seja uma instituição com serviços de alta complexidade, atendendo às necessidades da população, assim com a demanda populacional.
“Mais para frente, o Plano Diretor visa a ampliação de alguns outros setores, como o Centro Cirúrgico, a Maternidade, a adequação do nosso Pronto-Socorro e a implantação de uma UTI. Mas tudo isso depende da captação de recursos, pois cada projeto desses tem um custo que precisa ser equalizado. Então, temos bastante trabalho pela frente”.
Conforme o presidente do conselho, Fredolf Raduenz, primeiramente, foi buscado o equilíbrio financeiro da instituição, para que ela pudesse bancar os projetos que eram prioritários.
“E no meio dessa caminhada, chegamos à conclusão que precisaríamos de um Plano Diretor, vai nos nortear na viabilização desses projetos, a partir de agora. E para que ele pudesse ‘ganhar corpo’, promovemos reuniões com os vários agentes envolvidos, como médicos, corpo clínico, diretor técnico e conselheiros, que possuem larga experiência nestas atividades. Então, essa soma é que trouxe esse plano que, na minha visão, foi muito bem elaborado. E isso vai, daqui para frente, proporcionar uma ampliação bem estruturada da instituição”, enfatiza.
Confira acima a entrevista, na íntegra, com Daiane Aline Uller e Fredolf Raduenz, que trazem mais detalhes sobre o Plano Diretor.