Fique por dentro de todas novidades

Por Aplicativo e Grupo What's App

(47)99196-8553

Radio Pomerode

Ao vivo

Abertas as inscrições para o Concurso Cultural Sicoob 2024

Prazo para escolas se inscreverem é 31 de maio.

20240409105907.jpg Foto: Instituto Sicoob

Atitudes simples, escolhas conscientes é o tema do Concurso Cultural Sicoob 2024.  O intuito do projeto, de iniciativa do Instituto Sicoob, é fomentar a cooperação e os valores do cooperativismo nas instituições de Ensino Fundamental, contemplando os estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos.

Para o Superintendente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Fernando Rebellato “O cooperativismo é uma filosofia baseada na colaboração e na busca pelo bem comum. Assim, a realização de um concurso cultural sobre cooperativismo nas escolas de ensino fundamental é uma oportunidade de sensibilizar e engajar os jovens estudantes em relação aos valores, princípios e práticas do cooperativismo".

Categorias

O concurso é dividido em quatro categorias, de acordo com o ano de escolaridade dos participantes e com base na recomendação de sequências didáticas para os diferentes anos de escolaridade, dentro do que prevê a Base Nacional Comum Curricular.

Os alunos do terceiro ano vão produzir desenhos que expressem o tema do cooperativismo, demonstrando de forma visual e criativa os princípios e benefícios da cooperação. Para os estudantes do quinto ano a tarefa é produzir um texto narrativo, valorizando a sequência de eventos que sustente a relação entre o cooperativismo e a realidade do local onde vivem. Já os estudantes do sétimo ano terão a tarefa de criar poemas que abordem o cooperativismo de uma maneira poética e inspiradora, explorando as emoções e os sentimentos ao tema. Por fim, os alunos do nono ano serão desafiados a produzir histórias em quadrinhos que tragam à tona a importância do cooperativismo na sociedade, por meio de narrativas ilustradas que estimulem a reflexão e a consciência sobre a prática da cooperação.

Esta é uma forma de sensibilizar as novas gerações sobre a importância da cooperação, da igualdade e da responsabilidade social. “Através dos programas de educação financeira e cooperativismo, queremos contribuir com o processo de aprendizagem das nossas crianças, para a formação de cidadãos mais conscientes na construção de um futuro mais humano e sustentável, mostrando como o cooperativismo pode melhorar a vivência em comunidade e na construção de um mundo melhor”, reforça Rebellato.

Cronograma de atividades

O calendário do Concurso Cultural Sicoob iniciou no dia 25/03, com a abertura das inscrições, e vai até 15/12 – data do término das atividades.

25/03 a 31/05 - Período de inscrições pelo site;

24/07 a 06/09 - Envio dos materiais de apoio para as escolas;

09/09 a 27/09 - Etapa local de coleta e a avaliação dos trabalhos;

30/09 a 04/10 - Envio dos trabalhos premiados para a Cooperativa Central;

07/10 a 18/10 - Etapa de premiação regional;

21/10 a 25/10 - Envio dos trabalhos premiados na etapa regional para o Instituto Sicoob;

28/10 a 15/11 - Avaliação dos trabalhos pelo Instituto Sicoob;

01/12 a 15/12 - Divulgação dos resultados da premiação nacional.

Como participar

Para participar, as instituições de ensino poderão se inscrever a partir do convite de cooperativa singular ou procurar uma das agências do Sicoob MaxiCrédito, sinalizando o interesse. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente pelo site https://concursocultural.institutosicoob.org.br/,seguindo as orientações de preenchimento da ficha de inscrição até o dia 31 de maio de 2024.

Por ASCOM - Sicoob MaxiCrédito 










A responsabilidade de cada comentário é exclusivamente de seus autores, isentando este site de quaisquer ações judiciais. Em um eventual pedido de quebra de sigilo, por parte da Justiça, o site poderá fornecer nomes, e-mail e o IP dos autores dos comentários.