Fique por dentro de todas novidades

Por Aplicativo e Grupo What's App

(47)99196-8553

Radio Pomerode

Ao vivo

Aprovado aumento na carga horária do ensino médio: Mudanças significativas na educação brasileira

Medida é celebrada por ampliar formação geral básica e oferecer itinerários formativos.

20240325212132.jpeg Foto: Agência Brasil

Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que traz reforma do ensino médio e para a educação brasileira. Após negociações com o governo, ficou estabelecido um aumento na carga horária da formação geral básica, passando de 1.800 para 2.400 horas, ao longo dos três anos do ensino médio. Essa medida visa fortalecer habilidades essenciais, como leitura, análise e interpretação de textos, preparando os alunos de forma mais abrangente para a vida acadêmica e cidadã.

O Deputado Pedro Uczai, do PT, que é professor, teve grande participação na aprovação na Câmara, destacando o significado desta conquista. "A ampliação da carga horária de formação geral básica é uma vitória significativa para nossa juventude. Disciplinas como português, filosofia, sociologia, história e literatura são fundamentais para uma formação sólida e para o desenvolvimento de cidadãos críticos e engajados", comentou Uczai.

Além disso, como parte da reforma, os estudantes serão incentivados a escolher itinerários formativos para complementar sua formação. Com 600 horas dedicadas a esses itinerários, os alunos poderão se aprofundar em áreas específicas de interesse, incluindo formação técnica profissionalizante. Essa medida visa proporcionar uma educação mais personalizada, atendendo às necessidades e aspirações individuais dos estudantes.

A senadora Professora Dorinha Seabra, do União de Tocantins, foi escolhida para relatar a matéria no Senado. Sua defesa pela recomposição da carga horária da formação geral básica mostra o compromisso em promover uma educação de qualidade para todos. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou confiança de que o projeto será apreciado pela casa antes do recesso de julho.

Por João Petrazzini - Rádio Pomerode










A responsabilidade de cada comentário é exclusivamente de seus autores, isentando este site de quaisquer ações judiciais. Em um eventual pedido de quebra de sigilo, por parte da Justiça, o site poderá fornecer nomes, e-mail e o IP dos autores dos comentários.