Ouça a Rádio Pomerode - 95.1fm

Orgulho em ser daqui!

Portal de Notícias Rádio Pomerode

Exibir Data

Tempo - Tutiempo.net
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Fotos: Divulgação / DNIT

Obras na ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, entre Ibirama e Apiúna, estão 84% concluídas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu cerca de 84% da reabilitação estrutural da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, localizada no km 111 da BR-470/SC, entre os municípios de Ibirama e Apiúna.

A intervenção integra o Programa de Manutenção e Reabilitação de Obras de Arte Especiais (Proarte), voltado à recuperação e modernização de pontes, viadutos, passarelas, túneis e demais estruturas da malha rodoviária federal.

Com conclusão prevista até o fim deste ano, a modernização da ponte vai proporcionar mais segurança, durabilidade e conforto a motoristas e pedestres, ampliando a capacidade de tráfego e a fluidez na região.

A estrutura, com 200 metros de extensão, está passando por reforço e alargamento.

Além da recuperação, o projeto amplia a largura de nove para 15 metros, garantindo pista nos dois sentidos, acostamentos em ambos os lados, barreiras de concreto, passeio para pedestres e guarda-corpo.

O investimento total é de R$ 15 milhões.


Etapas já executadas

Até o momento, já foram concluídas a construção da estrutura de alargamento da ponte (fundações, pilares e vigas), o reforço da estrutura existente, a instalação das pré-lajes que conectam a parte nova com a parte que já existe, além da demolição do passeio e do guarda-corpo no sentido Ibirama – Apiúna e o alargamento das cortinas de contenção das cabeceiras.

Agora, os serviços avançam com a armação e a concretagem da laje e das barreiras New Jersey.

A BR-470/SC é o principal corredor logístico de Santa Catarina, conectando o Oeste e o Meio-Oeste ao litoral norte, onde estão localizados os portos de Itajaí e Navegantes, além do Aeroporto de Navegantes.

A rodovia é fundamental para o escoamento da produção e a movimentação de cargas de exportação e importação – como grãos, carnes, madeira, móveis e matérias-primas – desempenhando papel estratégico no fortalecimento da economia catarinense.

Rolar para cima