
No último dia 1º de outubro, as Rádios Pomerode e 104FM lançaram o Podcast Outubro Rosa, que reforça o compromisso com a conscientização sobre a saúde da mulher.
Neste quarto episódio, o comunicador Giancarlo Barros conversou com a psicóloga infantil, Alessandra Sopelsa, da Clínica Integra Saúde.
Ela falou sobre como trabalhar a questão do diagnóstico de câncer entre toda a família, principalmente, na tentativa de minimizar os impactos psicológicos nos filhos.
“Durante o desenvolvimento da infância, a gente percebe que a criança tem uma capacidade muito maior de perceber o ambiente, afinal, ela aprende pela imitação. Portanto, um diagnóstico como esse, acaba ‘balançando’ a família em todos os aspectos, tanto fisicamente, quanto emocionalmente. Sentimentos como medo, tristeza e incerteza são percebidos pela criança que, muitas vezes, não consegue compreender essa atmosfera, se não houver uma clareza por parte dos pais, quanto ao que está acontecendo”, ressalta.
E como contar a verdade para a criança?
“Deixando claro o que está havendo, pois ela pode achar que o problema está nelas, afinal, um diagnóstico como esse, muda a rotina familiar. Então, é preciso explicar o que está acontecendo, de forma que ela entenda e dentro do que é possível para a idade dela”, explica Alessandra.
Podcast
A iniciativa das Rádios Pomerode e 104FM destaca a participação de profissionais da saúde, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do setor público de saúde, oferecendo informações confiáveis e orientações importantes sobre prevenção e cuidado.
Com presença multiplataforma — rádio, YouTube, Facebook e Instagram —, a campanha promove engajamento com a comunidade de Pomerode e região, fortalecendo a imagem institucional e garantindo que a mensagem chegue a todos ao longo do mês.
Confira o Episódio 4 do Podcast Outubro Rosa, na íntegra.





