Pomerode se prepara para receber uma nova atração no centro da cidade.
A “Estação Alles Park – Mundo em Miniatura”, com previsão de abertura até o fim de 2025, faz parte do único parque com neve em Santa Catarina, mas será independente do complexo.
A atração turística ficará instalada na histórica Residência Weege, um imóvel tombado pelo patrimônio municipal na Rua Hermann Weege, 160, ao lado da fábrica da Schornstein.
A atração é mais um investimento do parque temático que há três anos diverte crianças e adultos da região e de várias partes do Brasil, se tornando um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina.
O projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico e cultural da cidade e a valorização da herança germânica.
“Esta atração segue a mesma linha de preservar e projetar a cultura, a gastronomia, os costumes e a arquitetura local. Um trabalho artesanal minucioso com muitos detalhes, que vai encantar os visitantes,” relata Cícero Fiedler, sócio da Estação Alles Park.

Uma viagem pelo “Mundo em Miniatura”
Idealizado em 2023, o projeto da atração foi concebido para remeter à ideia de embarcar em uma viagem por cenários lúdicos, onde cada detalhe irá convidar o visitante a viver uma nova perspectiva da cidade e do parque, circundado por trilhos de ferromodelismo, luzes e movimento.
Pinheiros, casinhas, lojinhas, acessórios decorativos e muitas luzes completam os cenários que vão proporcionar aos visitantes um passeio por diversos lugares e culturas.
Reforçando a identidade do parque, a Estação Alles Park reúne arte, história e a cultura germânica, que será contemplada em um dos cenários da atração turística.
Mas a viagem também levará o público para uma Vila Vitoriana – com personagens temáticos antigos, além de áreas rurais com fazendas e animais e estações de trem.

Um dos destaques será a área de montanhas nevadas com cabanas, teleférico e esquiadores.
Um trem percorrerá os cenários, que também incluem um miniparque de diversões com roda-gigante, carrossel e outras peças em movimento, além de pista de patinação.
O Natal que atrai milhares de visitantes a Pomerode todos os anos, também terá um espaço especial na Estação Alles Park.
O cenário com Papai Noel promete encantar ainda mais quem visitar a atração. Réplicas-surpresa que representam a própria cidade de Pomerode completarão a jornada pelo “mundo em miniatura.”
O trabalho artesanal está sendo feito pelo arquiteto Jonathan Benvenutti, de Timbó, e cada peça é cuidadosamente colocada com técnicas em maquete. “Cada visita promete ser uma experiência nostálgica e repleta de alegria”, destaca.

Construção histórica abrigará a Estação Alles Park
O local escolhido faz parte da história de Pomerode. A construção, iniciada em 1907 e finalizada em 1908, serviu como moradia para o Sr. Hermann Weege e sua família até 1936 – uma das famílias pioneiras da cidade de Pomerode.
Posteriormente, tornou-se escritório da “Weege Indústria Alimentícia” por mais de seis décadas até o encerramento das suas atividades em 1999, e, desde 2016, sediava o escritório da Cervejaria Schornstein.
O projeto da Estação Alles Park prevê a adaptação do edifício histórico sem impactar a aparência de sua fachada, preservando as características históricas tombadas, para abrigar os diversos cenários.
Toda a ambientação será sob uma atmosfera mágica de um céu noturno estrelado, dando o toque de sonho para levar o visitante ao lúdico, permitindo a imaginação viajar por um mundo em miniatura. A visita será finalizada em uma loja temática de souvenirs.

Consolidação do destino turístico
A Estação Alles Park representa mais um passo na consolidação de Pomerode como destino turístico. O objetivo é enriquecer a experiência de turistas e moradores, reforçando o potencial da cidade para o turismo durante todo o ano.
A expectativa é que o cuidado com as peças e o trabalho artesanal transformem a atração em uma referência de nível internacional. A data da inauguração e mais detalhes sobre a operação serão anunciados nos próximos meses.
Mais detalhes no perfil do empreendimento @estação_allespark.





