A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Transparência, Controle e Integridade Pública e Secretaria de Saúde, lança no dia 01 de outubro de 2025 o projeto “Ouvir é Cuidar”, que será implantado em 100% das Unidades de Saúde Familiar (USF) do município.
A iniciativa cria um canal direto de escuta da população com a Ouvidoria, por meio de cartazes fixados nas unidades contendo QR Code, número de WhatsApp e número de telefone fixo da Ouvidoria.
O objetivo é ampliar os mecanismos de participação social, registrar manifestações dos usuários de forma sigilosa e transformar essas informações em subsídios para a melhoria contínua dos serviços prestados.
Objetivos do projeto
O “Ouvir é Cuidar” busca:
– Melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de saúde;
– Incentivar cordialidade, respeito e empatia no contato entre servidores e cidadãos;
– Garantir canais ágeis, acessíveis e sigilosos de participação social;
– Monitorar e avaliar continuamente os relatos recebidos;
– Orientar e capacitar servidores quando necessário.
Como funcionará
Nas USF, os usuários terão acesso a cartazes com QR Code, contato de WhatsApp e número do telefone fixo da Ouvidoria.
Ao enviar sua manifestação, o cidadão terá garantia de sigilo e escuta ativa.
Fortalecimento da gestão da saúde
O projeto alia baixo custo e alto retorno, ao mesmo tempo em que amplia a transparência e fortalece a gestão da Secretaria de Saúde.
Ao aproximar usuários e a Prefeitura Municipal, promove a melhoria da qualidade dos serviços e contribui para uma relação mais participativa e satisfatória com a comunidade.
Fonte: Ascom / PMP