Nesta quinta-feira (07), Santa Catarina enfrenta condições de clima severo devido à passagem de uma frente fria, intensificada por uma área de baixa pressão.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais e chuvas intensas, com maior risco no Extremo Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde se esperam destelhamentos, quedas de árvores e galhos, e danos na rede elétrica. O excesso de chuva no Litoral Norte na manhã desta quinta-feira, 7, causou diversos pontos de lentidão ao longo da BR-101, principalmente no sentido Curitiba.
Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil registrou 104 mm de chuva até 9h30, resultando em alagamentos nas ruas Wolfgang Weege e 13 de Maio e na ponte sobre o Rio Cerro. As intensas chuvas impactaram diretamente o início da 34ª Schützenfest, alagamentos em várias partes da cidade, incluindo ruas próximas ao Parque Municipal de Eventos, dificultam a logística e o acesso do público. A água já atinge a estrutura da Roda Gigante, uma das principais atrações da edição deste ano, e a Defesa Civil monitora a situação de perto para garantir a segurança dos frequentadores. Ocorrências também incluíram deslizamentos de terra e entupimentos de drenagem. Monitoramento aponta níveis elevados no Rio Itapocu, com o ponto mais alto em 4,28 metros às 10h na Ponte Via Verde, região Figueira.
Em Corupá, a Prefeitura anunciou, após reunião emergencial, o cancelamento das aulas para os períodos da tarde e noite em todas as unidades escolares, considerando o alto volume de chuva e as dificuldades de transporte.
Em Camboriú, as chuvas desta manhã já causaram alagamentos significativos no bairro Monte Alegre, com o cruzamento entre as ruas Monte Dedo de Deus e Monte Agulhas Negras inundado, assim como as ruas Monte Pedra Açu, Monte Roraima, Monte Everest com Monte Acaraí e Monte Bonete. A Defesa Civil monitora a situação, especialmente em áreas onde o risco de deslizamentos é elevado.
Em Pomerode, o Rio do Testo está em monitoramento, mas não apresenta risco iminente à população. Blumenau também segue em alerta, com previsão de pancadas isoladas de chuva e trovoadas ao longo do dia.
A Defesa Civil reforça a necessidade de atenção, especialmente em áreas com solo encharcado, e orienta a evitar travessias em vias alagadas e manter distância de encostas e estruturas em risco de queda.