Na manhã do último sábado, 19 de julho, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode foi acionado combater um incêndio em edificação de construção mista (alvenaria e madeira), que resultou em duas pessoas feridas.
O fato ocorreu na Rua Gustav Rauh, em Testo Rega, por volta das 7h30min.
Na chegada ao local, os bombeiros verificaram que as chamas tomavam conta de boa parte da residência, com a presença de duas vítimas: um idoso, de 83 anos, com dificuldades de locomoção, que foi retirado da residência por uma mulher, de 37 anos, que mora na mesma residência.
O homem apresentava um quadro classificado como “grande queimado”, com a presença de queimaduras de diferentes gravidades, em 60% da superfície corporal, inclusive, vias aéreas.
A mulher, por sua vez, apresentava queimaduras nos membros superiores, decorrentes da ação para retirar o idoso da edificação em chamas.
Ambas as vítimas foram atendidas e conduzidas ao HMRT pela equipe do bombeiro, para os devidos cuidados médicos.
Já as ações para o controle e extinção das chamas foram direcionadas, inicialmente, à preservação das estruturas dos cômodos que ainda não haviam sido atingidos.
Neste trabalho, foram utilizados três mil litros de água, com uma tática de ataque externo relâmpago (blitz attack), que consiste na aplicação de um grande volume de água em curto espaço de tempo, visando diminuir a intensidade das chamas e a sua velocidade de propagação.
Após, puderam ser iniciadas as ações de extinção das chamas e rescaldo, com a progressão para o interior da edificação. No total, a ocorrência consumiu 8.500 litros de água e cerca de duas horas de trabalho.
Fonte: CBVP